O PODER DA CONSCIÊNCIA EMOCIONAL
Você gostaria de poder, não só identificar, mas compreender seus sentimentos e suas emoções com clareza para melhorar o seu bem-estar e fortalecer os seus relacionamentos?
Eu tenho certeza que sim…
O primeiro “passo” para entendermos como anda nosso mundo interior é desenvolver a consciência sobre nossas emoções e os nossos sentimentos.
Já ouviu aquela frase: “tudo muda quando você muda”?
Mas veja bem, SENTIMENTO E EMOÇÃO não são a mesma coisa.
As emoções são respostas orgânicas internas e de curta duração. Ou seja, não controlamos nada! É só você imaginar o que aconteceria com seu corpo se um leão aparecesse na sua frente agora. Seu organismo vai responder de forma imediata e totalmente fora do seu controle. Com o leão na sua frente você não consegue pensar ou agir de forma premeditada, você não tem a consciência de que está com medo, você simplesmente, tem. E se você tiver com a bexiga cheia…
As emoções podem ser observadas por outras pessoas, enquanto os sentimentos são acessíveis apenas à própria pessoa. Sentimentos são processos mentais e mais duradouros.
Vamos citar outra situação: você recebeu uma notícia boa, rapidamente você se alegra. O contrário também acontece ao receber uma notícia ruim. Às vezes, leva até um grande susto!
A emoção simplesmente chega e acontece, sem filtro no pensamento. Bateu e pá! Seu corpo respondeu. E dependendo da intensidade dessa emoção, desencadeiam em seu corpo diversas respostas hormonais que podem ficar agindo por muito tempo.
Já os sentimentos ativam muito seu pensamento. Assim, podemos dizer que emoções geram os sentimentos. Basicamente, é como você se sente diante de um acontecimento.
O sentimento demora um pouco para acontecer e fica por mais tempo. Você pensa e com esse pensamento você vai construindo seus sentimentos.
- EMOÇÃO é reação
- SENTIMENTO é uma construção.
Então, Para identificar os sentimentos causados por uma emoção é necessário ter a percepção consciente de estados do corpo.
O fato é: Tanto emoções quanto sentimentos precisam ser identificados para que a inteligência emocional se desenvolva.
E eu vou te ajudar…
Aqui você vai aprender uma técnica simples, mas muito poderosa para compreender e identificar suas emoções e sentimentos e poder agir com mais clareza e consciência.
Garanto a você…
Se você dedicar 5 minutos do seu dia para Praticar a Consciência Emocional, essas três coisas vão acontecer com você:
- Redução do estresse
Compreendendo esses sentimentos e emoções você aprende a gerenciar o estresse de forma mais eficaz e diminui a ansiedade.
- Relacionamentos mais saudáveis
A autoconsciência melhora sua comunicação e empatia, tornando seus relacionamentos mais saudáveis. A partir do momento que você compreende seus sentimentos você passa a respeitar os sentimentos do outro e compreende que cada um tem uma forma de lidar com eles.
- Tomada de decisão mais assertiva e com confiança.
E por fim, Conhecer-se melhor leva a escolhas mais alinhadas com seus valores e evita muito sofrimento desnecessário. Além, de lhe trazer mais leveza.
VAMOS COMEÇAR SUA JORNADA DE EXPLORAÇÃO DO SEU MUNDO INTERIOR?
VAMOS A PRÁTICA
Pergunte-se:
- O que aconteceu de fato? (situação que desencadeou a emoção).
- Qual foi a emoção?
- Qual o sentimento gerado a partir dessa emoção?
- O que estou sentindo agora?
- O que estou sentindo agora está me fazendo bem ou me fazendo mal?
- De que maneira esse sentimento afeta meu corpo e minha mente?
- Quero continuar alimentando esse sentimento?
- O que preciso, de fato, fazer para me livrar desse sentimento ruim? (Ação).
Pode parecer simples, mas identificar a emoção e o sentimento vai te trazer clareza sobre a situação e este simples e poderoso exercício de auto-reflexão pode revelar padrões surpreendentes em seu comportamento.
Lembre-se, a jornada para o interior é contínua e recompensadora. Cada “passo” em direção ao autoconhecimento é um “passo em direção a uma vida mais plena e satisfatória.
Venha cuidar da pessoa mais importante de sua vida: VOCÊ.
LELÊ VIANA .